Matéria para o blog Colmeias Design por Adriana Drapala
Oshibana significa prensar flores, não somente flores, mas também plantas, frutas e legumes, a técnica foi desenvolvida pelos samurais no século XVI, era uma disciplina que fazia parte do treinamento para desenvolver a paciência.
Samurais e rainhas
Enquanto na Europa do século XVIII a técnica era usada pelos botânicos para estudar a anatomia de flores e plantas de sua flora e de outros países, também existiam registros de seu uso em adornos de livros sagrados na Terra Santa.
Desidratar flores é uma prática tão fascinante que despertou o interesse da Rainha Victoria da Inglaterra do século XIX, assim como, da Princesa Grace Kelly de Mônaco do século XX, com direito de lançar até um livro chamado "My Book of Flowers” (1980).
Você também pode
Como você pode perceber, a técnica Oshibana atravessou o tempo e fronteiras, fez parte cultural de inúmeras gerações e continua até os dias de hoje sendo aplicada para confeccionar marcadores de livros, capas de celular, quadros, móveis, porta e janelas.
E se você também se interessou, fique sabendo que não é preciso ter a formação de um samurai para experimentar a diversão que é prensar flores, porém pode sim, se sentir uma princesa enquanto passeia, prefira garimpar suas flores de manhã, que estejam perto de florescer, e as que tenham uma estrutura naturalmente plana como por exemplo: margaridas, samambaias, plantas e violetas.
Como prensar
Primeiramente escolha as flores mais secas;
Escolha um lindo caderno (link para o caderno) que terá a função de Diário botânico, mas principalmente porque absorverão a umidade;
Abra o caderno e coloque-as dentro de uma maneira organizada;
Use toda a sua criatividade, se achar necessário use fita dupla face para fixá-las;
Feche o caderno cuidadosamente, para que elas não saiam do lugar;
Use um objeto pesado como um livro, ou um tijolo sobre o caderno, espere cerca de 2-4 semanas para que as flores sequem, e voilá!
Além da botânica
Não esqueça que essa técnica foi criada não só para documentar a longo prazo detalhes das espécies, mas também para capturar um momento no tempo, então faça todas as honras, escreva o quanto foi especial esse dia nos mínimos detalhes.
Comentarios