Pétalas, folhas e sementes: Diário Botânico
- Adriana Drapala
- 18 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de fev. de 2023
Matéria para o blog Colmeias Design por Adriana Drapala
A natureza sempre nos despertou o deslumbre com sua beleza e perfeição, e conforme nossa espécie foi evoluindo, o nosso desejo de entender tudo em nosso entorno fez da natureza um meio de expressarmos nossos sentimentos, ideias e opiniões.
Da Vinci também era adepto
E muito mais do que isso, foi a menina dos olhos de grandes artistas como Leonardo da Vinci que a considerava sua fonte inesgotável de conhecimento, assim como, o arquiteto Germain Boffrand precursor do movimento rococó, que abusava de elementos botânicos em suas criações.
Mas vamos combinar, estudar a botânica não é fácil, o excesso de teoria pode desestimular, e hoje faz todo sentido que esses grandes artistas colocassem em seus diários não apenas anotações, mas também ilustrações e exemplos de plantas desidratadas para documentar seus experimentos.
Como surgiu
Conhecido como herbário (diário botânico) surgiu no século XVI na Itália, e foi Lineu o pai da taxonomia que popularizou a prática de colecionar exemplares em folhas de papel e guardá-las horizontalmente.
Você pode achar que o tempo são outros, e com o avanço da tecnologia, o que sobrou dessas criações sensacionais foram histórias para contar e memórias de seus precursores, pelo contrário, não apenas chancelaram momentos históricos, como também, estão mais do que presentes.
Você também, por que não?
Uma prova viva e super atual é a americana artista botânica Bridget Beth Collins, também conhecida como @flora.forager, que a partir de pétalas, folhas e sementes coletados em seus passeios pela vizinhança, com seu olhar cirúrgico e refinado, cria paisagens, animais e personalidades.
Agora me diz uma coisa, não é incrível e inspirador retratar a natureza com a própria natureza, é muita sensibilidade, e que tal experimentar?
Quem sabe você não seja mais uma dessas pessoas sensacionais esperando só a oportunidade para dar o primeiro passo com esse legado pela linha do tempo, tornando-o mais ainda atemporal
Dá só uma olhada na nossa coleção de cadernos botânicos que criamos para te inspirar, vem?
Tags: diário botânico, comprar diário botânico, comprar diário pessoal, herbário pessoal, cadernos decorados,
Comments