Matéria para o blog Colmeias Design
Escrever é a nossa maior invenção, nosso maior avanço cultural e significou a nossa conquista cognitiva, com a escrita a fala ficou visível e material, a fala é para cada um de nós humano, o que a escrita é para a civilização.
Escrever à mão é uma herança genética
E muito mais do que isso, segundo Roger (2005), a escrita nos permitiu a comunicação à distância, tanto em lugares distantes, quanto em épocas remotas, levando a transmissão de conhecimentos por períodos indeterminados e tornando possível ao ser humano ter uma história, aprender com conhecimento do outro e reformulá-lo, em um constante processo de evolução cultural.
Cuidado com a tecnologia
No entanto, você pode achar que com a ajuda da tecnologia: smarthphones, tablets e celulares, não precise mais expressar-se verbalmente, e muito menos de escrever como faziam seus ancestrais, engano seu, nada é mais valioso para a rotina do que o seu cérebro, e ele memoriza uma informação quando você faz algo prático com ela, simples assim.
Lápis e papel, sim!
De fato, vivemos a era do "touch", é muito raro nos depararmos com pessoas registrando informações à moda antiga (papel e caneta), porém é um método excelente para a memorização, simplesmente pelo fato de que o teclado e as telas de” touch” processam a escrita de maneira superficial, e o seu cérebro fixa as informações de maneira intensa quando você às escreve e/ou desenha.
Não importa o que você queira guardar na sua memória, se escrito à mão, terá efeitos saudáveis e estimulantes para o seu cérebro, gerando mais produtividade e aumentando a sua capacidade de conhecimento e assimilação, seu cérebro gosta!
Seu cérebro agradece
E você pode começar essa experiência ancestral agora, isso mesmo, olha só a coleção de cadernos que criamos para você exercitar a invenção mais importante da humanidade e ao mesmo tempo deixar o seu cérebro afiadíssimo.
Tags: qual é a importância de anotar, porque escrever ajuda a memorizar, quais os benefícios de escrever à mão, quem anota aprende mais, como o cérebro memoriza, a escrita e o cérebro, a importância de escrever à mão
Comentários