Matéria para o blog Maria Maria Soluções por Adriana Drapala
Quem não gosta de ter experiências inesquecíveis? Quanto mais evoluímos, mais nos tornamos exigentes, impacientes e apaixonados pelo conforto.
Se já em nosso lar queremos ser reis, imagine então como consumidores, esse desejo insaciável por soluções personalizadas que promovam o bem-estar aumentou de tal forma nos últimos anos que se tornou um dos quesitos essenciais ao escolhermos um serviço, produto ou uma marca.
A busca pelo bem-estar
E claro, saiba você que as organizações, estão antenadas nessas mudanças de comportamento, afinal de contas, empresas são formadas por pessoas como eu e você, e faz parte da evolução humana compartilhamos sentimentos e ações do inconsciente coletivo, principalmente aqueles relacionados a nossa sobrevivência, e mais do que apenas observar, transformá-las em oportunidades de mercado.
Em 2023 o lugar do cliente é ainda mais no centro das atenções das empresas, simples assim, e tem até nome essa tendência: customer centric — onde todos os objetivos das estratégias e a tomada de decisão do negócio estão em oferecer uma prazerosa experiência ao consumidor.
94% dos consumidores de diversos países comentam que uma experiência prazerosa ao comprar pode levá-los a comprar novamente com a empresa. (Statista, 2022).
56% dos consumidores brasileiros acreditam que o serviço de entrega de compras feito em loja faz toda a diferença. (Statista, 2022).
83% dos consumidores globais acreditam que produtos e serviços devem se adaptar às suas necessidades.
25,3% estão dispostos a pagar mais pela personalização. (Dessault Systèmes/CITE Research, 2020).
Não é só comida, a gente quer a vida como a vida quer!
O consumidor quer mais do que ser o centro das atenções em 2023, ele quer o bem-estar, não quer só comer bem, quer que os alimentos tragam além da praticidade também a longevidade, saúde, e claro, sejam muito saborosos.
O céu é o limite para o segmento do bem-estar em todas as categorias que você possa imaginar: produtos para memória/cérebro, produtos antienvelhecimento, suplementos de beleza, procedimentos cosméticos não invasivos, nutrição (nutrição esportiva, sucos depurativos, coaches de nutrição, alimentos fortificados) e meditação/mindfulness.
O bem-estar não tem preço para os consumidores em 2023, é prioridade máxima para milhões de pessoas do mundo inteiro, e veio para ficar!
Pesquise antes de adaptar-se às tendências
Como seria dentro do seu segmento proporcionar o bem-estar? Não esqueça que cada segmento possui suas particularidades e uma fluidez própria, pesquise a fundo como seria dentro do seu segmento atender a esse desejo insaciável e planeje as estratégias que mais são adequadas para a sua empresa e para seu público.
Na dúvida busque auxílio de especialistas com um portfólio eficiente em planos de negócios e ações como por exemplo o Sebrae da sua região.
Gostou da matéria? Compartilhe e continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro das novidades no ramo da alimentação, gestão e como impulsionar seu negócio!
Referências
Comments