top of page
Foto do escritorAdriana Drapala

Primeiros cuidados com neonatos bovinos

Atualizado: 22 de fev. de 2023

Matéria para o blog Pearson Saúde Animal por Adriana Drapala


O nascimento de um neonato é uma transição rápida do ambiente intrauterino para a extrauterino, e a adaptação deve ser feita já nas primeiras 24 horas de vida, transferindo a ele o controle de suas funções vitais como a alimentação, termorregulação e evacuação.


O Brasil é considerado criadouro dos maiores rebanhos do mundo, com alta competividade no mercado globalizado, e os cuidados neonatais impactam em toda trajetória da vida do animal, portanto, reduzir as taxas de mortalidade, e aumentar a porcentagem de bezerros desmamados com as boas práticas, é sinônimo de maior eficiência técnica, e excelentes resultados na produtividade e lucratividade.


Manejo do bezerro nas primeiras 24 horas

Ao terminar o parto, seja ágil, faça a retirada das membranas, e do muco do nariz e boca, em seguida faça uma massagem toráxica para dar aquela ajudinha aos movimentos respiratórios, afinal enquanto feto, os pulmões ficam sem respiração pulmonar (atelectásicos), quando o cordão umbilical se rompe, o bezerro passa a depender de seus pulmões para respirar sozinho, e assim, possa ocorrer a oxigenação.


Outro procedimento muito importante, é o cuidado com a temperatura corporal do bezerro recém-nascido, que até então era proporcionada pela mãe, diminui rapidamente após o parto, além de outros fatores como a evaporação do líquido amniótico, e as baixas reservas calóricas que o recém-nascido possui.


Para evitar o risco de hipotermia, utilize uma toalha de algodão para secá-lo e aquecê-lo através de fricção vigorosa, logo em seguida envolva o bezerro em um cobertor colocando em um ambiente com isolamento térmico entre 20 e 25ºC, de barriga para baixo, ou use lâmpadas de luz infravermelha posicionadas perto do bezerro, outra maneira muito eficiente, é mergulhar o animal em água com temperatura de 38ºC, além de exigir pouco esforço metabólico, o bezerro alcança rapidamente 37ºC (eutermia).


A importância da ingestão de colostro no aumento da imunidade

O colostro é uma secreção da glândula mamária produzida nas primeiras horas do parto, constituído por imunoglobulinas, macro e micronutrientes, leucócitos, enzimas, atores de crescimento e hormônios, garante a proteção contra microrganismos patogênicos presentes nos ambientes, e sua ingestão transfere de maneira passiva, imunidade ao bezerro recém-nascido.


O bezerro deve ficar com a mãe por um período de 12 a 24 horas, garanta que o bezerro faça a ingestão de pelo menos 6 litros de colostro nas primeiras 12 horas, as maiores taxas de absorção desses componentes ocorrem 4 horas após a ingestão, quanto mais horas se passar, a absorção será menor.


Assepsia do umbigo

As infecções de umbigo são responsáveis por altas taxas de mortalidade dos bezerros, se não forem feitos os procedimentos adequados, será uma porta de entrada para agentes infecciosos, e ainda que sobrevivam, perdem 25% de seu desempenho produtivo.


Logo após o parto faça a desinfecção do umbigo, com aplicação de uma solução alcoólica de iodo de 7 a 10% no interior do cordão umbilical, e em seguida, imersão total: repita 2 vezes ao dia até a mumificação do coto.


E lembre-se, apenas o cuidado com a assepsia do umbigo não é suficiente para evitar onfalites e suas complicações, todos os procedimentos citados são essenciais, e não esqueça da manutenção higiênica dos ambientes maternos durante o tempo que os bezerros recém-nascidos permanecem.


Peça ao seu veterinário de confiança para que avalie o seu bezerro recém-nascido e apenas utilize o medicamento se esta for a indicação do seu veterinário, afinal, cuidar é da nossa natureza.


Gostou da matéria, foi útil? Comente, compartilhe, sua opinião é muito importante para nós, e até a próxima!



Referências e sugestões de leitura:

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page