top of page
Foto do escritorAdriana Drapala

Pet com infecção pós-parto? Conheça as causas e como tratá-la

Atualizado: 22 de fev. de 2023

Matéria para o blog Pearson Saúde Animal por Adriana Drapala


Sua cachorrinha acabou de ter filhotes, e agora? Todos nós sabemos, que o parto é um momento especial característico em nosso instinto por definir a continuidade de todas as espécies, mas também, apreensivo e de muito estresse.


Os cuidados, o amor, ações que tragam conforto para a mamãe pet devem começar antes, durante e o pós-parto, e ainda assim, com todos esses cuidados, os riscos de infecções pós-parto existem, estar bem-informado é a maior demonstração de amor, que você pode oferecer ao seu leal companheiro.


Como saber se a mamãe pet está com infecção Pós-parto?

Fique atento, a observação já nos primeiros dias pós-parto, é essencial para o diagnóstico precoce, quanto mais rápido iniciar o tratamento, menos sofrimento para a mamãe pet.


É comum desenvolver infecções uterinas em razão da fragilidade em que útero se encontra, e a metrite é uma das mais comuns, se desenvolve no endométrio, podendo espalhar-se para a corrente sanguínea.


Alterações de comportamento como a recusa aos filhotes, perda de apetite, redução na produção de leite, febre, corrimento vaginal de coloração variada e odor fétido, são as mais perceptíveis, dentre outras manifestações clínicas.


Como agir diante aos sintomas de infecção pós-parto do meu pet?

Primeiramente, é ter calma, uma vez que perceba os sintomas citados, comunique ao seu veterinário de confiança, o mais breve possível, além do exame físico, também será solicitado: hemograma, exame de urina, e dependendo do avanço da infecção, exames mais detalhados como ultrassom, radiografia, e até mesmo internação e acompanhamento entrarão para o checklist.


Como prevenir as infecções pós-parto de seu pet

Você já ouviu aquele velho jargão, prevenir é melhor do que remediar, portanto, a higiene é fundamental no dia a dia do seu pet, principalmente envolvendo a gestação, período no qual a imunidade diminui, mantenha o ambiente limpo e seco, faça tosa higiênica na região perineal, para evitar o acúmulo de fezes e urina, especialmente em pets de pelo longo.


E lembre-se sempre, qualquer espécie bem cuidada será naturalmente mais resistente às infecções e responderá com eficácia aos tratamentos.


Como tratar as infecções pós-parto de seu pet

O tratamento é feito através de orientação veterinária com um antimicrobiano bactericida oral à base de enrofloxacina, que irá tratar as infecções provocadas por vários tipos de bactérias.


Portanto, é um medicamento seguro, de fácil aplicação e que age rapidamente, uma ótima sugestão para tratar sua mamãe pet é o Enrogard, afinal, cuidar é da nossa natureza.


Referências para esta matéria



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page