Matéria para o blog Pearson Saúde Animal por Adriana Drapala
A mosca-dos-chifres é considerada um dos principais ectoparasitas de bovinos no Brasil com maior infestação durante as estações chuvosas, ficam dia e noite em áreas fora do alcance da cabeça ou cauda, como costas, paleta, barriga e pernas, quando o bovino começa a defecar faz um movimento para a massa fecal onde deposita seus ovos, e depois retorna para o hospedeiro, em dias secos a média é de 50/animal, em dias frios 500/animal, tem preferência por bovinos de sangue europeu, mestiços e animais mais escuros ou com manchas escuras de qualquer raça.
Como saber se os bovinos estão infestados por mosca-dos-chifres?
O primeiro sinal é de aglomeração do rebanho, deixam de alimentar-se e passam a maior parte do tempo tentando se livrar das picadas, o nível de estresse é tão alto, que se expressam através de cabeçadas e coices frequentes.
Em apenas um bovino com 500 moscas constantemente em seu corpo, a perda de peso é de até 40 kg de peso vivo/ano, e 25% na queda da produção de leite, e não é só isso, a grande quantidade de picadas deixa o couro inflexível, portanto, de baixa qualidade.
Como prevenir as infestações e tratar o rebanho do ataque da mosca-dos-chifres?
Não tente erradicar a mosca-dos-chifres, o ideal é o controle, evite o uso de produtos químicos, e separe os animais em crescimento dos adultos, mas preste atenção, vacas com bezerros ao pé, não podem ser separados porque impactam na produção do leite, estabeleça um conjunto de ações prudentes que amenizem as perdas em épocas chuvosas.
Qualquer combate à mosca-dos-chifres deve ser feito nas fezes do bovino, aumentando a morte natural com ataque ao ponto mais fraco do ciclo biológico, na época menos favorável.
Alternativas sustentáveis como armadilhas simples nas pastagens podem reduzir até 70% das infestações, outra maneira eficaz é usar o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).
Para controle nos bovinos é indicado um antiparasitário de uso externo conforme a orientação de seu médico veterinário, uma ótima sugestão para tratamento é o Ectonil Pour On, afinal, cuidar é da nossa natureza.
Referências para esta matéria
Comments