Matéria para o blog Pearson Saúde Animal por Adriana Drapala
A copa do mundo chegou, e com ela a tradição das comemorações, munidos de expectativas, queremos o título mais cobiçado do futebol mundial em uma disputa que envolverá 32 seleções em 29 dias de competições.
Mas cá entre nós, tudo isso sozinho não tem a menor graça, não é mesmo? Então reunimos a família, os amigos, os colegas profissionais, chamamos os vizinhos que gostamos, e pronto, a muvuca organizada está pronta para rir, chorar, extravasar quase que em uma histeria coletiva para o tão esperado “Goooooool”!
Não podemos negar o quanto o evento é sensacional, tanto para o entretenimento quanto para a economia mundial, mas como ficam os cuidados com os nossos bichinhos de companhia, aquele que tiramos do seu habitat natural a 500 mil anos atrás, e domesticamos a ponto de deixá-los totalmente dependentes e frágeis às nossas ações?
Como os pets reagem à sensibilidade auditiva
Refletindo sobre tudo isso, nós da Pearson Saúde Animal trouxemos algumas informações valiosas para auxiliar no bem-estar do seu pet durante as comemorações nos jogos da copa do mundo, para que ambos se divirtam muito nesses 29 dias de pura emoção, que os jogos nos proporcionarão.
Cada espécie de animal possui características e particularidades que devem ser preservadas e respeitadas, e uma das mais importantes é a sensibilidade auditiva, principalmente para aqueles animais mais sensíveis aos ruídos de alta frequência como por exemplo: cão, gato, porco, cavalo, boi e carneiro.
Imagine você que o tamanho do medo que eles sentem é proporcional a intensidade do barulho, mas que pode diminuir ao passarem por um processo de familiarização, desde que seu bichinho já não tenha um histórico traumático de exposições anteriores malsucedidas.
O medo desencadeia respostas fisiológicas de estresse agudo como: aumento da frequência cardíaca, dilatação da pupila, salivação excessiva, respiração ofegante, urinar ou defecar involuntariamente, resultando em uma resposta de luta e fuga, onde movido pelo medo seu amiguinho vai se esconder dentro, ou embaixo de móveis, cavar buracos, pular de janelas, entre outros, resultando em acidentes muitas vezes irreversíveis.
Um estudo feito em 2001 na Escócia com 193 veterinários pela Sociedade de Prevenção contra Crueldade Animal (SPCA), relataram que as ocorrências em épocas comemorativas e de alterações ambientais variam desde estresse e ansiedade até lesões fatais.
No estudo realizado, foram atendidos 2.430 animais, dos quais 91% eram cães e 9% gatos, com os seguintes dados sobre os que foram diagnosticados com fobia de ruídos:
83% tinham medo de fogos de artifício;
65% de sons de tempestades;
30% de sons produzidos por armas de fogo;
28% de sons de escapamento de carro;
18% de outros ruídos ambientais altos;
12% de barulhos altos na televisão;
4,2% habituaram-se a esses sons.
Iniciativas preventivas que auxiliam e minimizam o estresse
Portanto, proporcionar o bem-estar ao seu pet, e tomar algumas iniciativas simples, ajudarão a minimizar o estresse quando os ruídos das comemorações se iniciarem, como por exemplo, escolher fogos que não produzam estampidos, associar ruídos altos das comemorações com recompensas: como um petisco, distraí-lo com um brinquedo preferido, entre outros.
Todos os animais precisam de um porto seguro, aquele lugar só nosso, que nos dá a sensação de segurança, esse lugar também existe para o seu pet, geralmente são aqueles onde ele passa a maior parte do tempo tirando um soninho, se espreguiçando, esperando você chegar em casa, esse pode ser o lugar ideal em dias comemorativos, mas se vocês forem convidados, monte um pequeno kit para levar: a caminha com itens pessoais do seu bichinho para criar uma zona de segurança.
Pensando em todos esses cuidados, a Pearson Saúde Animal desenvolveu a Nutricore, uma linha de nutracêuticos, formulada com compostos bioativos que trazem a inovação e os benefícios que seu pet merece, são produtos especialmente desenvolvidos para contribuir com as principais necessidades nutricionais dos animais, promovendo saúde e bem-estar.
Se a suplementação nutricional for a indicação do seu veterinário, Nutricore Zen Minie Maxi pode ser administrado por conter em sua formulação L-triptofano responsável pela síntese de Serotonina, contribuindo para melhorar a qualidade de sono e relaxamento do seu pet, afinal, cuidar é da nossa natureza.
Gostou da matéria, foi útil? Compartilhe, sua opinião é muito importante para nós, e até a próxima!
Referências e sugestões de leitura:
Comments